sábado, 20 de agosto de 2011

A Importancia do café da manhã


Entre a última refeição do dia e a primeira (café da manhã), há um longo período de jejum.
Durante o sono, o organismo continua trabalhando, em um ritmo menor, mas ele mantém as funções básicas como respiração, funcionamento cardíaco, circulação, entre outros.
Se você não tomar o café da manhã
O jejum prolongado é devastador para o organismo. A falta de alimento provoca queda do nível de glicose, o que caracteriza a hipoglicemia. Mal-estar, tremores e tristeza são os principais sintomas, que somem após a refeição. Além disso, ficar muito tempo sem comer deixa o metabolismo mais lento, pois o organismo sente a necessidade de estocar mais gordura. Então deixar de tomar o café de manhã pode, inclusive, engordar.
Benefícios de um bom café da manhã
  • Fornece energia para o corpo. Em oito horas de sono, o corpo consome cerca de 500 calorias e provoca a diminuição dos níveis de glicose, principal fonte de energia para o cérebro e os músculos. Se não nos alimentarmos o suficiente ao despertar, o organismo busca outras fontes de energia, assim você se sente mais fraca e sem energia.

  • Ajuda a emagrecer. Quem fica muito tempo em jejum exagera no almoço e favorece a sobrecarga metabólica. Se isso vira hábito, os quilos extras são inevitáveis. As células captam os nutrientes e as calorias de uma vez só. E sem gasto de energia, a sobra vai sendo armazenada em forma de gordura.

  • Fortalece a imunidade. Uma xícara de leite com café, pão com margarina e uma fruta reúnem proteínas, carboidratos, gorduras boas e fibras, mantendo o corpo forte e longe de doenças. Como um bom desjejum representa 20% a 25% de tudo o que ingerimos no dia, não pular a refeição é uma forma de garantir boa parte dessas substâncias no organismo.

  • Proporciona bem-estar. Os nutrientes elevam a taxa de serotonina no cérebro, provocando sensação de bem-estar. Quem acorda com o cheiro do café e pode saboreá-lo sem pressa, então, tende a ficar mais animado. Conseguir parar alguns minutos nessa correria diária é uma oportunidade para refletir sobre a vida.


  • Oque comer
    Ao acordar, o ideal é beber um copo de água ainda em jejum. O líquido desperta o organismo delicadamente e o prepara para a refeição.
    Após a água em jejum, aguarde alguns minutos. Depois, uma xícara de café com leite, um pãozinho com manteiga já está bom: com certeza você irá se sentir melhor com isso ao invés de não comer nada. Mas se você quiser caprichar pode incluir: pão integral, queijos brancos, cereais, frutas e iogurte.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário