sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Como acabar com o frizz


Porque isso acontece?

O cabelo é dividido em três partes: a medula, que fica no interior e distribui minerais e nutrientes; o córtex, no meio, responsável pela força e elasticidade; e a cutícula, a camada externa, composta de escamas que vão se sobrepondo. Os fios sofrem um desgaste natural, mas o quadro piora com sol, secador, química etc. Em fios saudáveis, as escamas da cutícula ficam "cimentadas" por dentro, com a proteína ceramida, e, por fora, com a gordura. Sem ela, as escamas se abrem, deixando a estrutura interna exposta e frágil. Os fios tornam-se sensíveis e podem se abrir no sentido do comprimento.

Como tratar
Condicionadores sem enxágue(leave-in) e os reparadores de silicone são otimos para combater o frizz, que formam uma película que protege o frio contra as agressões externas e evita a perda de água melhorando a hidratação.
Enquanto o cabelo é protegido por fora a estrutura ganha tempo para se fortalecer.Se você tiver muitas pontas partidas a unica solução e a tesoura.
Hidratações semanalmente são otimas.
Cauterização uma ver a cada 3 meses.
Fios arrepiados ficam assim geralmente quando expostas a umidade.
No ultimo enxágue, use água mineral ou água de coco.
Dica
Para manter os fios bonitos, sem frizz e com efeito natural, aplique um sérum, do meio dos fios para a ponta, e prenda em formato de coque. Quando o cabelo estiver preso, jogue o ar quente do secador e em seguida o ar frio. Esse choque térmico que o cabelo sofre com o ar não deixa que os arrepiadinhos apareçam. Solte o coque e perceba o movimento!
Evite usar químicas como tintura e descoloração. Em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.

 


2 comentários: